Sempre a frente em termos de melhoramento genético, a Canto Porto tem utilizado várias ferramentas para chegar a um Girolando de alto valor. Começando pelo rebanho constituído 100% a partir de embriões FIV, até o uso intensivo do genoma em seus animais. 

Atualmente, todos os animais da raça Gir são genotipados, o que possibilita aumentar a acurácia da estimativa de valores genéticos e reduzir intervalo entre gerações, identificando geneticamente as melhores matrizes jovens, mesmo antes de terem sua produção efetiva.

Devido à grande pontuação genômica das novilhas e bezerras, a Canto Porto tem preconizado a aspiração de indivíduos jovens, possibilitando um maior avanço no melhoramento genético.

Esse criterioso sistema de seleção, reconhecido e comprovado no mercado, tem elevado a procura pela genética Canto Porto, fazendo da venda de genética, o segundo pilar nas atividades de atuação do grupo. A comercialização dos embriões é realizada pela CPEX Embriões, empresa especializada em produção de embriões FIV, pertencente ao Grupo Canto Porto.